sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Uma Breve História da Seita de Edir Macêdo


Em 1977, juntamente com R. R. Soares, Edir Macedo fundou a igreja que viria a ser a quarta maior corrente religiosa do Brasil: a Igreja Universal do Reino de Deus. Mais tarde, os dois romperam a “sociedade” e R. R. Soares fundou sua própria empresa igreja, a Igreja internacional da Graça de Deus.
Conhecida principalmente pela forma extravagante e constrangedora com a qual pede o dízimo de seus seguidores, a IURD possui filiais em mais de cem países, e mais um grande império empresarial.
A IURD também foi bastante criticada pois seu fundador já esteve envolvido em uma pá de casos de desvio da verba da seita nos anos 90.
Desde então, Universal passou a cuidar melhor e a ser um pouco mais discreta em relação a suas finanças, mas aparentemente, a coisa começou voltar a feder nos últimos tempos: A Justiça Federal, abriu processo criminal contra Edir Macedo e outros seis diretores da TV Record após denúncia do Ministério Público.
Segundo o blog do Noblat, as acusações envolvem “importação fraudulenta de equipamentos, uso de documento público falso, lavagem de dinheiro e corrupção ativa”.

Nenhum comentário: